Jogo online incentiva meninas a se interessarem por ciência e tecnologia
Carreiras relacionadas a ciência e tecnologia têm ampla maioria de homens em relação a mulheres. Por isso, a Universidade de Berkeley desenvolve o projeto de um jogo online chamado "Universe Quest", com o objetivo de aumentar o interesse das meninas nessas áreas.
Nos moldes de Second Life, participantes interagem e usam um telescópio real em Universe Quest
O projeto recebeu US$ 1.5 milhão como financiamento pela National Science Foundation (NSF), órgão do governo dos EUA. O jogo funciona de forma parecida com o Second Life: os jogadores criam avatares e exploram um cenário imenso - nesse caso, voltado à ciência e astronomia, especificamente.
O jogo usa um sistema de telescópio que é real, e fica localizado no Arizona. Isso permite aos jogadores aprender a usar o telescópio e ver imagens reais do espaço. Ainda recebem orientação de pesquisadores e acadêmicos, que interagem com eles.
Os cientistas ensinam as estudantes a captar e combinar as imagens do telescópio. Com esse material, as estudantes podem criar jogos que podem ser jogados por outras pessoas nesse mundo virtual. Os participantes vão aprender a usar o telescópio, pesquisar em bases de dados, descobrir e monitorar quebra-cabeças e variação de satélites. Poderão ainda encontrar e nomear seus próprios ateróides.
Os pesquisadores acreditam que essa é uma das melhores formas de educação possíveis. O projeto, ainda experimental, permite o encontro de um público controlado de estudantes e pesquisadores, nos EUA e no Quênia. A Universidade de Berkeley já afirmou que em breve o jogo estará disponível para meninas em todo participarem.
Nenhum comentário :
Postar um comentário